De Mulher para Mulher …Maria Escolhida por Deus

 

mulher orando

 

“… e o nome da virgem era Maria” (Lucas 1:27).

Dentre tantas mulheres judias, Deus decidiu escolher uma jovem virgem, de uma família pobre, da cidade de Nazaré, para ser a mãe de Jesus, o nosso Salvador. O seu nome era Maria e … foi a ela que Deus enviou um anjo para fazer um anúncio que a deixou perturbada, pois ela não estava entendendo o que seria tudo aquilo.
Um anjo lhe apareceu e lhe disse: “… Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres” (Lucas 1:28).

Que privilégio! Que alegria, receber um anjo, enviado por Deus em nossa casa!

Maria foi escolhida por Deus apesar de ser jovem, inexperiente, pobre e não ser uma pessoa de destaque em sua cidade mas … Deus a escolheu. Talvez poucos a conhecessem mas o Senhor a conhecia. Ele conhecia o seu coração. Ele sabia que ela O amava, que ela O conhecia e que iria aceitar esta tarefa tão difícil para uma jovem judia que estava prestes a se casar.

Do mesmo modo que o Senhor conhecia o coração de Maria, Ele conhece o seu coração. Talvez você queira trabalhar para o Senhor mas você se acha uma pessoa despreparada, medrosa, sem ter muito estudo apesar de amar de todo o seu coração ao Senhor. Você tem vontade de dizer: “Eis-me aqui, Senhor!” mas se acha um pouco incapaz.
Amada irmã, quem capacita é o Senhor. Apesar de amá-Lo e de saber que Ele capacita, você também tem que fazer a sua parte … lendo muito a Palavra de Deus para não só amá-Lo como também conhecê-Lo e obedecê-Lo.
Maria não só amava o Senhor mas conhecia a Sua Palavra e possuía uma fé que agradava a Ele.

Amada irmã, procuremos amar a Deus, conhecê-Lo, buscá-Lo desejando de todo o nosso coração ser usada por Ele.

Quando o anjo apareceu a Maria, ela estava noiva de José. Não sabemos, exatamente, quantos anos ela tinha mas a idade mínima para as moças se casarem era de 12 anos. Não sabemos quantos anos ela tinha mas de uma coisa nós sabemos: Maria amava ao Senhor e era uma serva obediente a Ele.

Será que você e eu amamos a Deus como Maria amava?
Será que você e eu somos servas fiéis, sempre prontas a obedecê-Lo? Sempre prontas a dizer sem nenhuma hesitação: “Eis-me aqui, Senhor, usa-me!”?

A princípio, Maria teve medo quando viu o anjo mas ele, amorosamente, disse: “… Maria não temas …” (Lucas 1:30-33).
A Bíblia nos diz que Maria perguntou ao anjo: “… Como se fará isto, visto que não conheço homem?” (Lucas 1:34).
O anjo acalmou Maria dizendo: “… Descerá sobre ti o Espírito Santo …” (Lucas 1:35).
Depois de ouvir o anjo que a acalmou, a resposta de Maria a ele (“Eis aqui a serva do Senhor”) nos faz lembrar de quão diferente são, muitas vezes, as nossas respostas ao chamado do Senhor. Quantos NÃOS nós damos a Deus no nosso dia a dia? Vejamos alguns …

1- Digo NÃO ao Senhor quando não leio a Sua Palavra porque … “Hoje não dá! Tenho muita coisa para fazer!”
2- Digo NÃO ao Senhor quando esqueço de orar porque Ele não está sendo o primeiro na minha vida.
3- Digo NÃO ao Senhor quando acho que sou eu quem deve escolher o rapaz com quem devo me casar, esquecendo do que me diz a Palavra do Senhor em 2 Coríntios 6:14: “Não vos prendais a um jugo desigual, com os infiéis … E que comunhão tem a luz com as trevas?”
4- Digo NÃO ao Senhor quando não vou aos cultos mesmo sabendo que Ele, em Sua Palavra, está me dizendo: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns …” (Hebreus 10:25).

Maria , apesar de ser jovem, inexperiente e … noiva, não temeu ficar grávida apesar de …
1- ter que enfrentar o noivo;
2- ter que enfrentar a família;
3- ter que enfrentar as pessoas da cidade;
4- correr o risco de ser apedrejada.

A resposta que Maria deu ao anjo é a resposta que eu, como uma mulher de Deus, deveria dar quando o Senhor mechamasse para fazer algo para Ele. Ela disse: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra …” (Lucas 1:38). Ela decidiu obedecer apesar dos problemas que iriam surgir.

Deus escolheu Maria para ela ser a mãe do Seu Filho unigênito e ela, humildemente e corajosamente, aceitou esta tão difícil mas tão privilegiada missão. Maria repousou no Senhor e creu que Ele iria suprir todas a suas necessidades e estar com ela em todos os momentos.
Nós, que também amamos o Senhor, olhemos para Maria como um exemplo a ser seguido por nós.
Sejamos como ela …
1- Uma serva sempre pronta a obedecer ao que Deus nos manda fazer;
2- Uma serva sempre pronta a aceitar aquilo que Deus tem preparado para nós.

Querida irmã, como você costuma reagir às mudanças que surgem em sua vida?
Você é aquela pessoa que diz: “Senhor, seja feita a Tua vontade” ou é aquela que se revolta e não aceita o que Deus, muitas vezes, deixa acontecer em sua vida?
Como uma mulher de Deus, devo aceitar o que Ele prepara para mim e não devo esquecer que Ele é Deus e por isso é digno de toda a minha confiança.

Ao saber através do anjo que Isabel, sua prima, estava grávida, ela decidiu ir visitá-la. A Bíblia nos diz que ao chegar lá e saudando Isabel, a criancinha, que ainda se encontrava no ventre de sua prima, saltou de alegria e ela “foi cheia do Espírito Santo” (Lucas 1:41b) e disse: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre” (Lucas 1:42b).

Amada, vemos aí o encontro entre duas mulheres que amaram a Deus de todo o coração. Vemos aí duas mulheres cujos corações Deus conhecia. Vemos aí o milagre de Deus em suas vidas…
Isabel – uma mulher que amava ao Senhor, que era estéril mas que, mesmo sendo bem idosa, Deus decidiu fazer um milagre em sua vida presenteando-a com um filho – João Batista.
Maria – uma mulher que amava ao Senhor, que era noiva, jovem e o Senhor decidiu fazer um milagre em sua vida: fazê-la conceber por obra do Espírito Santo de Deus e dar à luz a Jesus, sendo ainda virgem.

Vemos, no encontro destas duas mulheres de Deus, uma troca de bênçãos que enriqueceu aquele momento em que Maria chegou à casa de Isabel. As palavras de Isabel, que estava cheia do Espírito Santo, alcançaram a alma de Maria que, também cheia do Espírito do nosso Deus, respondeu com um cântico de júbilo, conhecido como Magnificat, e palavras cheias de adoração.
Neste seu cântico, ela chamou Jesus de Senhor e Salvador. Ela disse: “… A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador” (Lucas 1:46-47).
Ela, assim com eu e você, estava necessitando de um Salvador para ser salva e ter a vida eterna junto ao Senhor para todo o sempre.
No seu cântico, ela mostra algumas características do nosso Deus e Senhor. Ela diz que Ele é …
Santo – “Santo é o seu nome” (Lucas 1:49b); Poderoso – “Porque me fez grandes coisas o Poderoso” (Lucas 1:49a).
Misericordioso – “E a sua misericórdia é de geração em geração” (Lucas 1:50).
Como Maria conhecia estes atributos de Deus? Com certeza, ela os conhecia porque também conhecia a Palavra de Deus.
Assim como ela, eu desejo conhecer outros atributos do Senhor mas, para isso, eu tenho que ler, diariamente, a Sua Palavra. À medida que a leio vou pouco a pouco conhecendo o amor dEle por mim e o que Ele fez para ter-me eternamente junto a Ele. Ele não é só um Deus santo, poderoso e misericordioso mas é também um Deus amoroso que não mediu esforços para enviar seu Filho unigênito para morrer no meu lugar, por meus pecados e me dar a vida eterna junto a Ele para todo o sempre.

Sabemos que o caminho que Maria percorreu até a manjedoura foi árduo mas a mão do Senhor estava com ela:
1- José pensou em abandoná-la mas o Senhor enviou um anjo que, em um sonho, esclareceu tudo a ele;
2- Quando ela já estava prestes a dar à luz, teve que fazer uma longa viagem por causa de um “decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse” (Lucas 2:1). Mas o Senhor Deus a fortaleceu para que se completasse os dias em que Jesus deveria nascer;
3- Maria não teve o conforto de estar com sua família, na hora do parto mas Deus a fez ver em José tudo que ela necessitava;
4- Maria não teve o conforto de estar em sua casa, nem mesmo numa hospedaria, quando Jesus nasceu mas, certamente, o Senhor transformou aquela estrebaria e aquela manjedoura em tudo que ela precisava no momento e, com certeza, seu coração estava cheio de júbilo e alegria por poder ter em seus braços o seu Salvador e o Salvador do mundo.

Querida irmã, o nosso Deus é o Deus que supre as nossas necessidades. É o Deus que nos ama e nos carrega em Seus braços naquelas horas que nós mais estamos necessitadas, pois Ele “… é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmo 46:1). Confiemos nEle!

A Bíblia nos diz que Maria guardava no coração todas as coisas que via e ouvia como se fosse um tesouro. Ela ouviu e viu …
1- os pastores que foram até Belém para ver o Salvador, Cristo, o Senhor que tinha sido anunciado a eles pelo anjo do Senhor;
2- os magos que vieram do Oriente e prostraram-se diante de Jesus e O adoraram;
3- o cântico de Simeão que dizia: “Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação …” (Lucas 2:29-30);
4- Jesus no templo aos doze anos de idade, “assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os” (Lucas 2:46).

Todas nós gostaríamos de estar no lugar de Maria.
Todas nós gostaríamos de ser a mãe de Jesus.
Todas nós gostaríamos de observar os milagres, os ensinamentos … que Jesus fazia.
Mas … nenhuma de nós gostaria de passar as aflições, o sofrimento, as dores e a tristeza que Maria passou.
Quem gostaria de ver seu filho ser chicoteado, humilhado, cuspido?
Quem gostaria de ver colocarem nele uma coroa de espinhos e cravos em suas mãos?
Nenhuma de nós gostaria de passar por tamanho sofrimento, não é verdade?

Há uma frase de Elizabeth George onde ela diz: “Nem sempre conhecemos o preço do favor de Deus.”

“Senhor, obrigada porque aprendemos na Tua Palavra que nada para Ti é impossível. Tu fizeste com que uma virgem trouxesse ao mundo o nosso Senhor e Salvador Jesus. Tu fizeste com que Isabel, sendo estéril, tivesse um filho quando já era idosa.
Agora, Pai, Te peço que transformes o meu coração. Que eu Te ame com um amor infinito. Que eu repouse todo o meu ser em Teus braços e que eu possa ser como Maria, uma serva sempre pronta a obedecê-Lo.
No nome precioso de Jesus, amém!

 

Lidando com a tentação - EVA

Você já desejou alguma coisa a ponto de ser tentada a consegui-la a qualquer preço?

Talvez seja uma carreira promissora,com ótima remuneração,a casa ou carro dos seus sonhos,ou aquele homem super atraente que parece ser o partido ideal pra se casar(exceto fato de ainda não ser cristão.) De repente,o preço - menos tempo com seus filhos,amigos,para descançar e para o lazer,sem mencionar a culpa por não dar prioridade a Deus - parece baixo,comparado às possivéis recompensas.

Deve ter sido assim que Eva,a mãe de toda a humanidade,se sentiu.Talvez você pense que ela não tinha motivos para sentir-se assim.Afinal,vivia,literalmente,no paraíso.Eva não precisava preocupar-se com que vestir,por que tanto ela quanto Adão não tinham roupas(nem tampouco sentiam-se envergonhados).Eles nem ao nemos precisavam trabalhar para o seu sustento.Deus providenciava tudo.

Então surgiu a "astuta" serpente.Ela iniciou um diálogo com Eva que fez sua cabeça virar,só de pensar em tantas possibilidades.A primeira resposta da mulher foi bem direta:"mas do fruto da árvore que está no meio do jardim,disse Deus:Não comereis dele e nem nele tocareis para que não morrais".

Essa resposta mostrou que Eva estava ouvindo,e considerando as ordens de Deus.Então a serpente acrescentou com sutileza;" Certamente não morrereis,porque Deus sabe que no dia em que comerdes dele se abrirão os vossos olhos,e sereis como Deus,sabendo do bem e do mal.Essa informação atingiu Eva em cheio:'O que você quer dizer?" Ela deve ter pensado"não morreremos?Mas,Deus disse..." e com tais pensamentos,elaa questionou a autoridade de Deus:será que Ele realmente quis dizer o que disse?Por que Deus não iria querer que eu fosse mais esperta?Estaria Ele me controlando e me impedindo de crescer?

Eva cedeu a tentação.Tomou o fruto comeu e ainda ofereceu a Adão que também comeu(note que o texto não diz que ela o forçou a comer: apenas que ele tambem comeu).Como resultado,eles passeram a enxergar a nudez.E quando Deus foi encontra-los de novo,estavam escomdidos.Por causa da desobediencia deles,Deus determinou que ela sentiria dor no parto e Adão teria de trabalhar pelo seu sustento.Em seguida os levou para fora do jardim.

A história de Eva nos faz lembrar que toda ação traz uma consequência(a ação de Eva trouxe consequências não só para ela,mas tambem para seu marido,filhos e toda a humanidade desde então).Da proxima vez em que se deparar com uma tentação(pode ser trabalho excessivo,preguiça,sexo fora do casmento,passar fome para chegar ao peso que tinha quando adolescente,ou gastar seu tempo em atividades fúteis).Pense em Eva.Pergunte a si mesma:Se eu ceder a essa tentação que consequencias isso me trará?Considerar esses resultados antes de agir pode poupar você de uma vida inteira de sofrimento.

 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário

Mulher Virtuosa

De Mulher para Mulher …não seja como Mical

20-03-2012 21:22
  Mical – A Que Amou e Desprezou o Rei Davi “Então Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou” (1Sa 19:12). “… Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no coração”...

A Mulher Cristã

18-03-2012 11:45
A MULHER CRISTÃ Desde a antiguidade até a sociedade de hoje, em diversas classes sociais, a mulher não encontra muito espaço, mas ela tenta conquistar esse espaço da melhor maneira possível, mesmo que em algumas culturas sejam discriminadas. Na igreja primitiva enfrentaram muitas...

"CHORA, MAS CONTIUNUA CAMINHANDO"

15-03-2012 17:03
O título desta postagem é uma frase dita por uma secretária chamada Sandra às suas colegas de trabalho, quando tentavam se salvar de um incêndio ocorrido em edifício comercial no centro de Taubaté (SP), no dia 4 de fevereiro de 2.011. Ao se verem cercadas pelo fogo e pela fumaça tóxica,...

A Mulher cristã pode usar jóias?

14-03-2012 20:07
Paulo disse: "Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)" (1 Timóteo 2:9-10). Pedro acrescentou:...

Mulher Virtuosa.

14-03-2012 10:21
Este texto é para você mulher que está disposta a ter um novo conceito, um novo padrão de vida, novas oportunidades, novas realizações e novo valor pessoal. Que tipo de Mulher você é? Não resta dúvida que Deus teve um motivo especial para incluir detalhes mínimos da vida pessoal de...